MECAN
Depto. de Eng. Mecânica

MECAN

Depto. de Eng. Mecânica

 

 

 

Objetivos

 

O MECAN (Departamento de Engenharia Mecânica) da Faculdade de Engenharia da UERJ forma graduados em nível superior pleno da engenharia mecânica. O curso visa formar um engenheiro abrangente, que possua forte embasamento científico para enfrentar com competência os desafios em qualquer âmbito da Engenharia Mecânica.

O curso de Engenharia Mecânica obedece ao regime de créditos, oferecendo 60 vagas anuais, repartidas igualmente em dois semestres letivos.

 

1.1.Concepção

A estrutura curricular do curso de Engenharia Mecânica do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da UERJ orienta-se pela legislação do MEC e pela regulamentação do exercício da profissão de Engenheiro Mecânico estabelecida pelo Sistema CREA/CONFEA, em vigor à época de sua concepção. A grade curricular totaliza 4.440 horas, distribuídas em 66 disciplinas (num total 241 créditos), dentre as quais estão incluídas práticas laboratoriais em complementação à base teórica. Estão incluídos também Estágio Supervisionado e Projeto de Graduação (trabalho de fim de curso) como atividade de síntese e integração do conhecimento científico, tecnológico e instrumental. Ainda, como atividades acadêmicas complementares facultativas incluem-se Estágio Interno, Monitoria e Iniciação Científica; Cursos, Eventos, Palestras e Visitas Técnicas ocasionais como atividades direcionadas a proporcionar uma melhor percepção do que é a Engenharia, como se encontra o setor no Brasil e quais são as áreas de atuação e as atividades desenvolvidas pelos engenheiros mecânicos.

 

1.2.Objetivos Gerais

Proporcionar ao futuro egresso/profissional uma formação que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando-o a atuar de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, observando a legislação, a segurança e a ética.

1.3.Objetivos Específicos

Formar engenheiros com capacidade de exercer as atividades inerentes a sua formação e capazes de desenvolver e ampliar:

- A formação científica embasada em conteúdos de Matemática, Física, Química e Informática;

- A formação técnica básica do Engenheiro Mecânico;

- As competências pessoais, como: raciocínio lógico, visão espacial, criatividade, síntese, raciocínio analítico, etc;

- As competências técnicas, como a aplicação de conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia, no desenvolvimento de projetos e na condução de experimentos e interpretação de resultados, assim como na identificação, formulação e resolução de problemas de engenharia;

- A formação prática realizada nos laboratórios da UERJ e nas atividades de estágio supervisionado por professores da Faculdade de Engenharia;

- As suas potencialidades gerenciais relacionadas à administração e economia.

 

1.4.Finalidades Gerais

Formar engenheiros capazes de responder às necessidades da sociedade, orientando-se pelas legislações pertinentes, tendo em vista a realidade atual do exercício das profissões e a sua evolução, em função do desenvolvimento tecnológico, industrial, social e econômico nacional, e ainda, capacitando-os para cursar pós-graduação e atuar na área de ensino e pesquisa.

 

1.5.Finalidades Específicas

Formar engenheiros Mecânicos que atendam à demanda da sociedade, capazes de enfrentar o atual mercado de trabalho, preparados para atuação em empresas dos mais diversos ramos (indústria, serviços, tecnologia da informação, empreendimentos de consultoria, etc.), portes e nacionalidades, públicas ou privadas, na posição de empregado ou empreendedor; e ao mesmo tempo, com possibilidades de adaptação rápida à evolução tecnológica nas áreas de Fabricação e Projeto Mecânico, Energia, Fluidos e Calor, Gerenciamento, Controle e Automação. O engenheiro mecânico poderá atuar em estudos de viabilidade técnica e econômica, projetos, especificação, instalação, medição, manutenção, análise de desempenho e em atividades envolvendo regulamentação.

 

1.6.Nível de Formação e Titulo Acadêmico Concedido

O curso é de graduação plena e a titulação concedida é:

Título: Engenheiro - Habilitação: Engenharia Mecânica

 

1.7.Perfil do Egresso (competência, habilidades e atitudes pretendidas)

O egresso de engenharia mecânica desenvolve durante a sua formação:

Ø     Conhecimentos em matemática, física, química, informática; Gerais como administração e economia; Técnicos em Fabricação, Projeto Mecânico, Energia, Fluido e Calor.

Ø     Competências pessoais, como raciocínio lógico, visão espacial, criatividade, síntese, raciocínio analítico, etc.

Ø     Competências interpessoais, como liderança, sociabilidade, responsabilidade, trabalho em equipe, etc.

Ø     Competências técnicas como aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; Identificar, formular e resolver problemas de engenharia; Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas; e Supervisionar e/ ou avaliar a operação e a manutenção de sistemas.

Ø     Atitudes como postura ético-profissional; Abertura para diálogo; Abertura para mudança; Interagir com pessoas; Ter iniciativa, ser empreendedor; Compromisso com o auto-gerenciamento e formação continuada; e Responsabilidade social e ambiental.